19 de maio de 2010

Conselho Universitário - CONSUN

 Você sabe o que esta acontecendo com/na sua faculdade ???

 Entre em contato  
coletivoestudantespedagogia@gmail

17 de maio de 2010

Primeira fase da Pesquisa


       Durante a graduação, nós, futuros pedagogos, temos conhecimentos teóricos e práticos mesclando nosso aprendizado, preparados ou não seguimos rumo ao mercado de trabalho carregando glórias e estigmas da educação. Inúmeras perguntas e reduzidas respostas habitam nossa mente, incertezas do presente e do futuro. Entre uma dúvida e outra a mais recorrente em minha mente é: Estamos preparados para atuar com e como leitores escritores imersivos? Para entender, e responder essa questão precisamos descobrir sem medo de exerce o cunho pesquisador que nos e fomentado.
Tendências pedagógicas ditas transformadoras ainda são acompanhadas da abordagem tradicional, está mascarada e notória em diferentes espaços educativos. Pesquisadores da educação nacional e mundial indagaram a respeito da tecnologia da educação. Mello evidencia "O percurso dos estudantes para construir seu conhecimento pode incluir todo tipo de conteúdo existente na rede, desde que alguém oriente e demarque esse percurso". Silva destaca "Hoje temos que dar conta também do espaço "virtual", do ciberespaço, que não se limita ao modelo tradicional da difusão dos conhecimentos. E, se fez pouco contra a dissolução "dissolução do sujeito" tem doravante o aprofundamento dessa dissolução, além de exigência de uma nova postura comunicacional."
  Mas será que diante da emergência educacional de fato há novas perspectivas de mudança de paradigma? Um currículo rígido não e compatível com a aprendizagem em rede, a linearidade do conhecimento e incapaz de possibilitar a inclusão digital efetiva.
Computadores, como meros instrumentos na sala de aula não extinguem o uso da transmissão maciça, reproduzindo, por conseguinte a tendência pedagógica tradicional. Segundo Levy, computador faz parte dos aparatos tecnológicos, contudo é além, é uma ferramenta potencializadora das informações.

      A humanidade convive com processos tecnológicos irreversíveis desde os primórdios e retroceder é impossível. Relembrado Heráclito, "ninguém se banha duas vezes no mesmo rio", igualmente caminhamos rumo ao novo.Da pedra para faca, de máquinas de escrever para micro computadores e assim por diante. A todo momento somos bombardeados com novas maneiras de nos relacionarmos, as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) estão movendo para outros paradigmas as relações de ensino - aprendizagem.
Santos afirma "A cibercultura vem promovendo novas possibilidades de socialização e aprendizagem mediadas pelo ciberespaço e, no caso específico da educação, pelos ambientes virtuais de aprendizagem." Silva também afirma "Na cibercultura os atores da comunicação tendem à interatividade e não mais à separação da emissão e recepção própria da mídia de massa. Para posicionar-se nesse contexto e aí educar, os professores precisarão dar-se conta do hipertexto, isto é, do não-seqüencial, da montagem de conexões em rede, que permite uma multiplicidade de recorrências entendidas como conectividade, diálogo e participação."
        O currículo da graduação contempla diversas disciplinas obrigatórias e eletivas, visando à formação necessária para um pedagogo, contudo não este claro a correspondência com as declarações até então apresentadas. Ao longo deste diário vamos descobrir o cenário da nossa formação, se de fato nosso corpo docente e a faculdade de educação como um todo estão sendo propositivos para nos habilitarem quanto profissionais imbuídos do paradigma não linear, atuando com  e como leitores e escritores imersivos.

.


 

Eletivas do Curso de Pedagogia UERJ


 
Eletivas do Curso de Pedagogia
Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação

 
Nossa Faculdade possui um banco de dados das disciplinas. Ainda não foi digitalizado é facilmente encontrado na secretária do curso, disponível para todos os alunos. Constam oficialmente dez disciplinas eletivas. Seis delas oferecidas pelo Departamento de Estudos Aplicados ao ensino da faculdade de Educação. As propostas são excelentes, todas vão de encontro com as demandas para formação de um pedagogo capacitado para lidar com questões atuais e recursos tecnológicos. Infelizmente temos poucas ofertas durante o curso, apenas alguns dos nossos educadores tem interesse de ministrar tais disciplinas. Acredito que brevemente este cenário será outro, mais exitoso para todos nós.
Departamento de Estudos Aplicados ao ensino - DEAE

TOP ESP II 02 08202 Educação à distância
Análise dos objetivos: Produção de conhecimento na área de educação à distância – Elaboração de Projeto...
EMENTA: Fundamentos /Memória da EAD no Brasil e do mundo/ LDB/Produção e utilização do material didático/Capacitação de tutores problemas e avaliação...
TOP ESP II 02 8204 Metodologias na produção de meios e de recursos educativos

Compreender os usos possíveis (o consumo) dos recursos comunicacionais na prática pedagógica e ressignificá-los como produtor, a partir do desenvolvimento de tecnologias e da mídia eletrônica...
EMENTA: Desenvolvimento de projetos de trabalho envolvendo meios e recursos educativos. Ensinar e aprender ressignificados a partir da apropriação de linguagens: metodologias participativas envolvendo os sujeitos da ação...
TOP ESP III 02 08213 Educação linguagem e tecnologia da comunicação e da informação
Reconhecer os fatores os fatores que concorrem para a efetivação dos processos comunicativos, como suas especificidades em diferentes mídias e contextos socioculturais...
EMENTA: Cibercultura analfabetismo digital e processo de exclusão social: formação de professores e mecanismos de intervenção para superação das desigualdades sociais. O papel da clareza e o lugar do leitor no ato comunicativo educacional. Paradigmas para educação não presencial: a comunicabilidade e a interação....
TOP ESP V 02 08213 O computador na educação matemática
Sensibilizar os futuros professores para as possibilidades de utilização da informática para a aprendizagem da Matemática...
EMENTA: Os aplicativos no ensino da matemática: editores de texto, planilhas eletrônicas, software de apresentação e banco de dados e seu uso na aprendizagem da Matemática. Os softwares de autoria. A internet na pesquisa da matemática...
TOP ESP II 02 08206 Oficina de vídeo I: O uso de vídeo em educação
Compreender o papel da imagem no mundo contemporâneo, articulando com o campo da educação. Produzir um vídeo educativo...
EMENTA: A importância das chamadas tecnologias e o uso das mesmas em educação. A imagem no mundo contemporâneo seu significado na educação. Produção de um vídeo: da organização de um argumento à tomada de cenas.
TOP ESP II 02 08205 Oficina de vídeo II: O uso de vídeo em educação
Discutir o significado da apropriação, pelo usuário, das tecnologias chamadas novas, em especial o vídeo e a televisão, no campo da educação. Discutir o espaço/tempo do chamado receptor nas teorias dos meios de, em relação com o campo da educação...
EMENTA: A importância das chamadas tecnologias e o uso das mesmas em educação. A imagem no mundo contemporâneo seu significado na educação. Produção o lançamento do vídeo...

Departamento de estudos de educação inclusiva e continuada – DEIC
 
TOP ESP II 02 08251 Informática aplicada à educação especial
Estudos da educação inclusiva e continuada. Investigar o papel do computador, preparar educadores para o uso dos computadores na sala de aula...
EMENTA: Políticas voltadas à inserção/ Avaliação de softwares/O papel da tecnologia no ambiente inclusiva/A criança frente às tecnologias...
Departamento de estudos de educação à distância – DEAD
TOP ESP II 02 8203 Informática na Educação
Capacitar os educandos para uso da informática no ensino fundamental e médio. Analisar uso da informática no processo de ensino aprendizagem...
EMENTA: Uso dos computadores possibilidades vantagens e desvantagens históricas da informática no Brasil. O computador na Educação à distância e ferramentas (Net, logo e software)...
Departamento de Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação - DPAG

TOP ESP II 02 8208 Políticas tecnológicas da educação
Discutir as possibilidades de utilização da educação à distância na formação inicial e continuada de professores. Compreender a tecnologia como agente associado à inteligência humana para transformação...
EMENTA: Visões histórica e epistemológicas. Análise estrutura das principais ferramentas computacionais usadas na educação. Fundamentos da Educação a Distância. Políticas de educação tecnológica: iniciativas governamentais (Federais, estaduais e municipais) e da sociedade civil...

8º FUP - A educação centrada no aluno, e agora?

Evento promovido pela PEARSON.
Dia 9 de junho, quarta-feira. Centro Empresarial Mourisco.
Inscicoes limitadas gratuitas.

Palestrantes confirmados:

Frederic Litto
Evelise Maria Labatut Portilho
Sueli do Amaral
Maria Cristina Rodrigues Joly
André Lacombe
Teresa Jordão
Daniela Lopes
Mavi Polo
Fernanda Mateus
Sabrina Cairo
Chris Nooa
Daniela Lopes
Rachel Cubas
Luiz Eduardo Berni

Mesa redonda:
- Estudante universitário contemporâneo: aspectos psicológicos, culturais e sociais
- A educação centrada no aluno: ideias e tendências

Workshop
- Aplicação de estudos de caso em sala de aula
- O papel do professor em um mundo digital
- Soluções educacionais: Tecnologias
- Soluções educacionais:Conteúdo on-line e customizado
- Soluções educacionais: Capacitação de professores e certificação de competências


http://www.pearson.com.br/mkt/fup2010/confirma_insc.htm

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...