17 de maio de 2013

Vídeo inspirado em um conto do Livro "E Se Obama Fosse Africano?"


A cada livro uma viagem imaginativa e de criação de personagens, imagens que as vezes ficam guardadas para sempre apenas na nossa mente. Mas e se fossemos dar materialidade ao que lemos? Ou tornássemos em narrativas digitais? Será que essa forma viria apenas em palavras? Pensaríamos nelas como texto escrito, palavra por palavra ou como imagens? Quais as linguagens que a narrativa ganha para além da nossa mente?

Essas dúvidas são pulsantes no sentido de nos levar adianta na proposta criada pela Professora Edméa Santos e Professor Paulo Sgarbi. Durante a disciplina Múltiplas Linguagens e currículos ambos propuseram a criação de narrativas digitais inspiradas nos ensaios do Livro "E se Obama fosse africano?" de Mia Couto.

A escolha do meu grupo foi pelo ensaio Luso-Afonias - A lusofonia entre viagens e crimes. E escolhi o  trecho do texto Meandros de um rio por inventar onde Mia Couto entre tantas narrativas, trás essa popular inspiradora história para contar um pouco sobre a independência Nacional da sua nação em 1975. 
O livro tem uma escrita poética que estimula não só novos pensamentos como novas sensações, o que me permitiu criar sem medo outras formas narrativas que estão para além das linhas do texto, com seus pontos, vírgulas, contos, etc. Assim surgiu essa produção que é um Recurso educacional aberto -REA na disciplina do mestrado UERJ 2012 que licenciada no Creative Commons.

O vídeo foi criado com imagens também licenciadas no Creative Commns e que fazem parte de um acervo digital mundial no software social Flirck.



Licença Creative Commons
O trabalho Águia ou galinha de Beatriz Lorena SANTOS, B. L. R. C. foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/13116.pdf.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://cibermonografia.blogspot.com.br/.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...