11 de abril de 2010

O que é moodle??



Moodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) é um sistema gerenciamento para criação de curso online. Esses sitemas são também chamados de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) ou de Learning Management System (LMS).
O moodle é um software livre de apoio à aprendizagem, pode ser instalado em várias plataformas que consigam executar a linguagem php tais como Unix, Linux, Windows. MAC OS. Como base de dados podem ser utilizados MySQL, PostgreSQL, Oracle, Access, Interbase ou ODBC.
Seu desenvolvimento é de forma colaborativa por uma comunidade virtual, a qual reúne programadores, designers, administradores, professores e usuários do mundo inteiro e está disponível em diversos idiomas.
A plataforma vêm sendo utilizada não só como ambiente de suporte à Educação a Distância mas também como apoio a cursos presenciais, formação de grupos de estudo, treinamento de professores.
O moodle vêm sendo usado para apoio de cursos presencias, os professores acabam substituindo em deixar material na xérox da faculdade ou enviar arquivos para uma grande quantidade de emails de seus alunos, ele apenas tem que ter uma disciplina criada no moodle para “pendurar” lá os arquivos de texto que os alunos devem ler para o acompanhamento da matéria. É uma solução fácil, que não exige muitos conhecimentos técnicos do professor e nem mesmo do aluno.
Se o professor quiser, o moodle também envia um email para os alunos avisando que existe material novo no curso. Evita que o professor tenha que digitar muitos emails e também ninguém fica com a caixa cheia de emails e arquivos que o professor envia, o aluno entra no curso para pegar o arquivo se tiver interesse pelo tal e quando tiver um tempo sobrando.
Aqui um tutorial Moodle bem legal do Mackenzie que explica em detalhes como o professor deve fazer essa tarefa.
fonte http://moodlelivre.com.br/o_que_e_moodle/

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...