6 de maio de 2013

Caption Tube e Blog na disciplina informática na educação






O acesso da pessoa com deficiência ao universo das pessoas sem deficiência é difícil. Mas posso afirmar que essa via é de mão dupla. Pois a disponibilização e acesso das pessoas sem deficiência ao universo das pessoas com também é complicado. A disciplina nesse em outros aspectos proporcionou oportunidades únicas para nós alunos, criando conexões entre esses dois universos, mostrando o quanto eles existem juntos, independente das diferenças e  necessidade de cada grupo. O blog Educação Especial e Informática tem um significado importante na formação da turma. A cibercultura vivenciada por meio do blog e de outras interfaces teve sempre foi criada colaborativamente. Contudo meu grupo criou próprio blog por recomendação do colega de turma que gostaria de não mais hospedar todos os trabalhos. Assim criamos:
O blog foi dividido entre criação da interface e a pesquisa dos conteúdos. Nos dividimos para pesquisar sobre o que é surdez, comunicação entre surdos, tecnologias e o uso do Capiton Tube. As pesquisas realizadas pelo grupo e compartilhadas em rede revelam como é fundamental para atentarmos para a relação entre professores, os usos de artefatos culturais e interfaces digitais, para potencializarmos a inclusão da pessoa com deficiência.

Usando Caption Tube
O Caption tube é uma interface do Youtube que permiti o usuário criar legendas para os vídeos postados em sua conta. Nesse caso escolhi como experiência fazer a legenda de um vídeo de outra experiência (Teste da Web conferencia da equipe de tutoria do CEDERJ). O interessante do Caption Tube é a interface objetiva. Mesmo sem muito conhecimento de edição, fica fácil criar as legendas, usando timer, escrevendo em cada trecho. Os alunos com deficiência que normalmente não podem fazer usos de alguns recursos educacionais, nesse caso os vídeos, passam a ter acesso. O que parece mais um mero software tem potencial o de possibilitar novas intervenções e práticas da educação inclusiva. O mais importante enquanto produzi o vídeo legendado, foi a reflexão que essa prática me fez ter. Os quantos nós educadores podem desenvolver e melhorar nossas pesquisas e práticas pensando nas nossas autorais e nas autorias de nossos alunos na perspectiva da inclusão. Conhecer interfaces e ambientes de aprendizagem, plurais tanto nos recursos educacionais (dentro e fora do ciberespaço), aprendendo sobre as tecnologias usadas pelas pessoas com deficiência e o vasto campo da educação inclusiva.

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