20 de março de 2012

EDAI UERJ - 2012 Primeiro dia de aula


Essa é uma visão pessoal....

Primeiro dia de aula a turma ainda entrado em horários diferentes, para eles um novo ambiente, para mim o reconhecimento de mudanças. O ambiente que o EDAI desde 2011 ocupa uma sala ampla arejada, agora com novas melhorias estruturais, bem diferente do espaço anterior. Os banners das pesquisas do GPDOC são bons elementos para indicar o que a formação no  EDAI é:  pesquisa e prática da informática educativa, cibercultura, educação online, etc.

   Para começar as reflexões e a "interatividade", o  primeiro módulo é com o docente. Dr. Marco Silva. Que trouxe apresentação da aula inaugural, novamente para primeira aula. A principio a turma não participou muito, após algumas falas breves começaram a pipocar inquietações e angustias da atuação docente.

  O curioso é que não eram reclamações genéricas, como uma leitura corrida de um texto de onde se tira uma palavra e dai discorremos sobre o assunto. Diversos alunos do EDAI 2012  são alunos egressos da UERJ  que cursaram a graduação em Pedagogia em épocas diferentes. Tem até aluno que se formou antes da LDB 1996. E a reclamação unanime era a mesma que ecoa nos corredores até hoje. O currículo  prioritariamente focado na formação âmbito escolar (escolas públicas). Os alunos declararam como as disciplinas e obrigatórias e eletivas pouco contempla a diversidade da atuação do Pedagogo. 

Assim como os outros alunos aproveitei e contei resumidamente sobre a monografia que realizei agora que aborda exatamente essa reclamação e também faz um comparativo na mudança de cenário desde o currículo de 2003.

Professor Marco valorizou as falas dos alunos, declarou que também vem trabalhando nesse foco a anos,  dentro e fora da UERJ. Apontou as melhorias desde 2009 e como outras propostas vão mudar o cenário atual e o futuro da Graduação. Com seus personagens famosos "Cid e Hans", demostrou que o problema não é só da UERJ,  que os educadores que embasam a Pedagogia do Parangolé também são críticos do modelo da educação que tanto interfere na prática e formação docente.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...