9 de março de 2011

II SEMINÁRIO DO PLUG

Tema: CULTURA DIGITAL, SOFTWARE LIVRE E EDUCAÇÃO
dia 29 – Auditório do Cahl – Ufrb- Cachoeira
.Mostra de Vídeos sobre Cultura Digital – 14h
.Comunicações das pesquisas teóricas dos estagiários – 14h30
.Palestra demonstrativa de Fernando Rabelo sobre Metareciclagem e Arte – Mestre em Arte e Tecnologia da Imagem pela EBA/UFMG. Criações artísticas + tecnológicas reconfiguradas de forma reflexiva e crítica em que convivem ilustração, animação, instalações interativas com gambiarras e sistemas digitais de projeção. - 15h20
.Palestra demonstrativa de Jarbas Jácome sobre o Vimus (soft livre criado pelo palestrante que associa música e vídeo) – Músico potiguar, mestre em Ciência da Computação pelo Cin-UFPE, pesquisando computação gráfica, computação musical e sistemas interativos de tempo real para processamento audiovisual integrado – 15h50
.Workshops demonstrativos de software livre Audacity, com César Velame – 16h

.Workshops demonstrativos de software livre Kino, com Wille Marcel – 16h30

.Lançamentro do DVD Soft Livre Plug! com coffeebreak – 17h30
.Mesa redonda sobre Cultura Digital, Software Livre e Educação, com os professores do Plug! e convidados – 18h30. Palestrantes:
  • Ricardo Augusto Silveira Orlando - (Ouro Preto – MG) -
  • Vanessa dos Santos Nogueira (Santa Maria – RS) -
  • (a confirmar) Frederico Gonçalves Guimarães (Belo Horizonte – MG)
  • Cláudio Manoel Duarte de Souza/moderador (Cachoeira – BA)

ATIVIDADES PARALELAS
dias 16 e 17/03, 10h
- Palestra sobre o tema CULTURA DIGITAL, SOFTWARE LIVRE E EDUCAÇÃO para professores (durante reunião pedagógica nas escolas), com Alene Lins e Claudio Manoel fazem as palestras. Local: Escolas de Cachoeira e São Félix. Dia 16 Escola Aurelino Sales-Cachoeira e dia 17 na Escola Balão Mágico-São Felix (BA).
dias 17 e 18/03, manhã e tarde
- Minicurso de capacitação/reciclagem dos softwares KINO e AUDACITY para monitores/estagiários do Plug!, com César Velame e Wille Marcel, sob orientação de Claudio Manoel). Local: Lab do PLUG! (Fundação Hansen).
21 a 25 de março, manhã e tarde

- Atividade de capacitação dos monitores para os estudantes do Ensino Fundamental (Escolas de Cachoeira e São Félix), da 6ª a 8ª. 02 horas por dia para cada turma.
28, das 9 às 17h, CAHL – UFRB
- Software livre e experiências de utilização no Recôncavo da Bahia – avaliação e perspectivas. (reunião avaliativa da Coordenação Plug!, monitores, professores convidados e representantes das escolas parceiras)

MINICURRICULOS:
  • Jarbas Jácome (Recife/Cachoeira – PE/BA)Músico potiguar, mestre em Ciência da Computação pelo Cin-UFPE, pesquisando computação gráfica, computação musical e sistemas interativos de tempo real para processamento audiovisual integrado.
  • Alene Lins (Itabuna/Cachoeira – Ba) Jornalista e fotógrafa, mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Graduação em Jornalismo. Professora da UFRB, cursos de comunicação, cinema e gestão de cooperativas, integra o PLUG! e desenvolve pesquisa em fotojornalismo.
  • Ricardo Augusto Silveira Orlando - (Ouro Preto – MG) -Graduação em Comunicação Social/Jornalismo, mestrado em Multimeios e doutorado em Ciências da Comunicação. Áreas de interesse: Tecnologias da Comunicação e da Informação; relações entre Comunicação, Tecnologia e Subjetividade; Design, Planejamento Gráfico Editorial e Jornalismo. Fundador do Plug!
  • Vanessa dos Santos Nogueira (Santa Maria – RS) – Licenciada em Pedagogia. Especialista em Gestão Educacional . Acadêmica do Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas.
  • Frederico Gonçalves Guimarães (Belo Horizonte – MG) – Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994). Atualmente é assessor da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte, onde trabalha na Coordenação de Software Livre, com prospecção e implementação de soluções baseadas em software livre. Tem experiência na área de Educação, atuando nos ensinos fundamental e médio. Também tem experiência na área de informática, em particular no desenvolvimento de software livre, onde atua na tradução de interfaces e documentação para o português do Brasil. É coordenador do projeto Software Livre Educacional, que trabalha com a tradução, documentação e discussão dos usos de softwares livres em ambientes educacionais.
  • Cláudio Manoel Duarte de Souza (Cachoeira – BA) – Bacharelado em Jornalismo, Mestre em Cibercultura – Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA, professor do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB. Um dos coordenadores do Plug! e lider do grupo de pesquisa LinkLivre (UFRB).
  • Fernando Rabelo (Belo Horizonte /Cachoeira – BA/MG). Mestre em Arte e Tecnologia da Imagem pela EBA/UFMG. Criações artísticas + tecnológicas reconfiguradas de forma reflexiva e crítica em que convivem ilustração, animação, instalações interativas com gambiarras e sistemas digitais de projeção.
  • César Velame de Carvalho (Cruz das Almas/BA) – Graduado em Administração de Empresas, pela Faculdade Visconde de Cairú e especialista em Qualidade e Governança de Tecnologia da Informação, pela Faculdade Ruy Barbosa, com a defesa do tema: Software Livre, Uma Opção Estratégica para Micro e Pequenas Empresas Brasileiras.
_________
COORDENAÇÃO: Angelita Bogado, Alene Lins, Cláudio Manoel Duarte e Rita Dias
COLABORADORES/TÉCNICOS: César Velame e Wille Marcel
APOIO: LinkLivre

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...