O acesso da pessoa com
deficiência ao universo das pessoas sem deficiência é difícil. Mas posso
afirmar que essa via é de mão dupla. Pois a disponibilização e acesso das
pessoas sem deficiência ao universo das pessoas com também é complicado. A
disciplina nesse em outros aspectos proporcionou oportunidades únicas para nós
alunos, criando conexões entre esses dois universos, mostrando o quanto eles
existem juntos, independente das diferenças e necessidade de cada grupo. O blog Educação Especial e Informática
tem um significado importante na formação da turma. A cibercultura vivenciada
por meio do blog e de outras interfaces teve sempre foi criada
colaborativamente. Contudo meu grupo criou próprio blog por recomendação do
colega de turma que gostaria de não mais hospedar todos os trabalhos. Assim
criamos:
O
blog foi dividido entre criação da interface e a pesquisa dos conteúdos. Nos
dividimos para pesquisar sobre o que é surdez, comunicação entre surdos,
tecnologias e o uso do Capiton Tube. As pesquisas realizadas pelo grupo e
compartilhadas em rede revelam como é fundamental para atentarmos para a
relação entre professores, os usos de artefatos culturais e interfaces
digitais, para potencializarmos a inclusão da pessoa com deficiência.
Usando Caption Tube
O
Caption tube é uma interface do Youtube que permiti o usuário criar legendas
para os vídeos postados em sua conta. Nesse caso escolhi como experiência fazer
a legenda de um vídeo de outra experiência (Teste da Web conferencia da equipe
de tutoria do CEDERJ). O interessante do Caption Tube é a interface objetiva.
Mesmo sem muito conhecimento de edição, fica fácil criar as legendas, usando
timer, escrevendo em cada trecho. Os alunos com deficiência que normalmente não
podem fazer usos de alguns recursos educacionais, nesse caso os vídeos, passam
a ter acesso. O que parece mais um mero software tem potencial o de
possibilitar novas intervenções e práticas da educação inclusiva. O mais
importante enquanto produzi o vídeo legendado, foi a reflexão que essa prática
me fez ter. Os quantos nós educadores podem desenvolver e melhorar nossas
pesquisas e práticas pensando nas nossas autorais e nas autorias de nossos
alunos na perspectiva da inclusão. Conhecer interfaces e ambientes de
aprendizagem, plurais tanto nos recursos educacionais (dentro e fora do
ciberespaço), aprendendo sobre as tecnologias usadas pelas pessoas com
deficiência e o vasto campo da educação inclusiva.