Essa é uma visão
pessoal....
Primeiro dia de
aula a turma ainda entrado em horários diferentes, para eles um novo
ambiente, para mim o reconhecimento de mudanças. O ambiente que o
EDAI desde 2011 ocupa uma sala ampla arejada, agora com novas
melhorias estruturais, bem diferente do espaço anterior. Os banners
das pesquisas do GPDOC são bons elementos para indicar o que a
formação no EDAI é: pesquisa e prática da informática
educativa, cibercultura, educação online, etc.
Para começar as
reflexões e a "interatividade", o primeiro módulo é
com o docente. Dr. Marco Silva. Que trouxe apresentação da aula
inaugural, novamente para primeira aula. A principio a turma não
participou muito, após algumas falas breves começaram a pipocar
inquietações e angustias da atuação docente.
O
curioso é que não eram reclamações genéricas, como uma leitura
corrida de um texto de onde se tira uma palavra e dai discorremos
sobre o assunto. Diversos alunos do EDAI 2012 são alunos
egressos da UERJ que cursaram a graduação em Pedagogia em
épocas diferentes. Tem até aluno que se formou antes da LDB 1996. E a reclamação unanime era a mesma que ecoa nos corredores até hoje. O currículo prioritariamente focado na formação âmbito escolar (escolas públicas). Os alunos declararam como as disciplinas e
obrigatórias e eletivas pouco contempla a diversidade da atuação
do Pedagogo.
Assim como os
outros alunos aproveitei e contei resumidamente sobre a monografia
que realizei agora que aborda exatamente essa reclamação e também
faz um comparativo na mudança de cenário desde o currículo de 2003.
Professor Marco
valorizou as falas dos alunos, declarou que também vem trabalhando
nesse foco a anos, dentro e fora da UERJ. Apontou as
melhorias desde 2009 e como outras propostas vão mudar o cenário
atual e o futuro da Graduação. Com seus personagens famosos "Cid
e Hans", demostrou que o problema não é só da UERJ, que
os educadores que embasam a Pedagogia do Parangolé também são
críticos do modelo da educação que tanto interfere na prática e formação docente.