11 de maio de 2010
Second Life Reportagem com Lúcia Santaella
"Orkut, MSN, Youtube: Paquera e Narcisismo na Internet" foi o tema do programa "Cronicamente Viável" desta terça-feira, 12 de junho, que aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo.
10 de maio de 2010
2º Colóquio da Câmara Técnica de Educação a Distância
Câmara Técnica de Educação a Distância
CATED
CATED
Data: 12/05/2010
Programação:
9 h – Abertura com a Sub-reitora de Graduação;
9h15min. – "Os desafios para a formação de professores em EAD: contribuições do I Encontro Internacional da UAB” - Celly Cristina Saba e Fátima Kzam Lacerda
10h15min. – “Qualidade em EAD: desafios e reflexões” - Lígia Silva Leite
11h – “UAB – Universidade Aberta do Brasil”- ; Leila Medeiros de Menezes/
11h30min. – “Inovações em EAD: relatos do 15º CIAED e da IADIS ML 2010” - Patrícia Seefelder de Assis
12h15min. – "A EAD na CONAE 2010: a experiência serrana" - Fátima Kzam Lacerda
13h – Lançamento do livro CATED e brunch
Local: Capela Ecumênica
Inscrições: http://www.sr1.uerj.br/cated/
Fórum de Tecnologia e Sociedade
A Uerj em Tempos de Mudança - espírito público e compromisso social. O objetivo é trabalhar a produção de conhecimento socialmente robusto para a criação de trabalho e renda, visando a diminuição das desigualdades. Dia 14 de maio, às 9h30, no Auditório 12
Data: 14 de maio de 2010
Participantes:
Reitor: Ricardo Vieiralves
Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia: Prof. Luis Edmundo da Costa Leite
Secretário de Estado de Segurança: José Mariano Beltrame
Mediação: Profa. Marinilza Bruno de Carvalho
Apresentação do tema - Produção de conhecimento socialmente robusto: Prof. Antonio Carlos Ritto.
Data: 14 de maio de 2010
Rua São Francisco Xavier nº 524
Participantes:
Reitor: Ricardo Vieiralves
Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia: Prof. Luis Edmundo da Costa Leite
Secretário de Estado de Segurança: José Mariano Beltrame
Mediação: Profa. Marinilza Bruno de Carvalho
Apresentação do tema - Produção de conhecimento socialmente robusto: Prof. Antonio Carlos Ritto.
9 de maio de 2010
Second Life Eu vivo outra vida na web - na TV
Pensa Nisso desta sexta:´Eu vivo outra vida na web
Documentário mostra três jovens que fazem da internet o seu mundo real
O Pensa Nisso desta semana vai apresentar o documentário "Eu vivo outra vida na web". Isso não seria tão surpreendente, visto que, com o número de sites de relacionamentos que vão nascendo cada vez mais, todos possam acabam tendo uma segunda vida na internet. Mas, o caso dessas três meninas, que são as personagens do flme, é ainda mais específico. Elas tentam fazer do virtual o seu mundo real.
Judy, por exemplo, é uma jovem que tem sociofobia e não consegue nem ficar ao lado de uma pessoa por muito tempo. A sua personalidade muda quando ela está em casa, sozinha de frente para o computador. Ela perde qualquer insegurança e vergonha. Resultado desse comportamento é o blog que possui onde posta textos e fotos e, segundo a própria, consegue ser ela mesma. A desinibição vai além e no site tem até um espaço para assinantes poderem acessar fotos sensuais da autora."Espero um dia poder usar na vida real toda a confiança que tenho na internet". É o que diz.
As outras duas sofrem da mesma síndrome. Uma sonha em ser uma cantora, mas não consegue subir num palco e se apresentar em público. Assim, vive a vida de seus sonhos no Second Life. A outra também tem fobia de se relacionar com pessoas e só consegue se comunicar através de MSN, e pelo tom sexual dá para ver que não nenhuma formalidade neles.
Aproveitando o assunto o Mulltishow quer saber: você também se sente mais real na web?
HORÁRIO PRINCIPAL:
Sexta, às 22h30
HORÁRIOS ALTERNATIVOS:
Sábado, às 05h30
Domingo, às 04h30 e 21h
Segunda, às 01h
Seminário : A configuração da Proteção Social na América do Sul hoje
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL
Seminário
A configuração da Proteção Social na América do Sul hoje
Data e local: 01 de junho de 2010, das 09 às 17h, Auditório Vera Janacopolos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) - Avenida Pasteur, 296 - Praia Vermelha.
Público Alvo
Docentes, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais pesquisadores ou atuantes da área de políticas sociais, e servidores, técnicos e gestores de políticas públicas.
Inscrições prévias: A inscrição é gratuita e deve ser feita através do e-mail seminarioprotecaosocial@ hotmail.com (informar nome, instituição e telefones de contato)
Objetivos:
- Reunir especialistas de dois países da América do Sul, para apresentar e analisar as experiências em política social em cada realidade, com ênfase nas problemáticas do trabalho/emprego e do trato da pobreza e da desigualdade;
- Discutir as implicações sociais das mudanças empreendidas nos sistemas de proteção social sul-americanos, nas últimas décadas, para os trabalhadores e a sociedade de forma geral;
- Refletir sobre alternativas de organização dos sistemas de proteção social
Mesas: temáticas e palestrantes
Mesa1: 09-12h de 01/06/2010
Tema: A relação entre trabalho, emprego e os sistemas de proteção social vigentes na América Latina hoje
Palestrantes:
- Daniel Kostzer: economista argentino e coordenador de Desenvolvimento Social e Luta contra a Pobreza, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud); professor de Estructura Social Argentina da Universidade de Buenos Aires (UBA); ex-diretor de Pesquisas Macroeconômicas do Ministerio de Trabajo, Empleo y Seguridad Social da Argentina e ex-coordenador do Programa Jefes y Jefas de Hogar Desocupados.
- João Sicsú: economista brasileiro e atual diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), e professor do Instituto de Economia da UFRJ.
Mesa 2
Tema: O enfrentamento da “questão social” pela atual concepção de política social
Palestrantes:
- Estela Grassi: cientista social argentina; professora de Antropología Social da Universidad de Buenos Aires (UBA); e diretora do projeto de pesquisa "Política Social, Condiciones de Trabajo y Formas de Organización Socio-Política".
- Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna: cientista político brasileira; professora e diretora adjunta do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e coordenadora do Laboratório de Economia Política da Saúde e Proteção Social da UFRJ.
Síntese dos conteúdos do Seminário:
Os sistemas de proteção social na América Latina desenvolveram-se, ao longo de grande parte do século XX, segundo o modelo de seguro social, voltado para os empregados do mercado formal que contribuem para ter acesso a benefícios sociais em algum momento de suas vidas. Tais sistemas se constituíram sob a suposição de que a maioria dos trabalhadores teria acesso ao emprego assalariado.
Esta visão otimista se desfaz a partir dos anos 90, quando o desemprego aberto na região chega a mais de 10%, com marcantes tendências de crescimento. Elevam-se dramaticamente as taxas de precariedade do trabalho, com 2/3 das vagas criadas no mercado informal, com salários baixos e nenhuma cobertura dos sistemas de seguro social. Com isso, aumenta o contingente de trabalhadores pobres que transitam entre desemprego e emprego precário. Criam-se situações real ou potencialmente conflituosas, como na Argentina no final de 2001 ou no Brasil da associação cada vez mais forte entre miséria e violência.
Os governos reestruturam suas respectivas políticas sociais, focando investimentos e ações numa pobreza “espontânea” e indeterminada historicamente, a ser aliviada para se manter socialmente administrada e sob controle. Reduzem-se os investimentos nos serviços sociais públicos e implementam-se os chamados “programas de combate à pobreza”, caracterizados por transferências diretas de renda, que estariam se tornando “a política social” em nossa região.
E é esta suposição, com suas matrizes e conseqüências, que será explorada ao longo do seminário, confrontando-se experiências e visões sobre a evolução dos sistemas de proteção social na América Latina, uma região que guarda grandes diferenças, mas também similaridades indiscutíveis, especialmente no que se refere ao seu histórico de desigualdades.
Organizadoras:
Prof ª Dra. Alejandra Pastorini
Prof ª Dra. Cecília Paiva
Prof ª Dra. Silvina Galizia
Pesquisadora Doutoranda Regina Teixeira
Assinar:
Postagens (Atom)